Um versículo para você!

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO INFANTIL NA IGREJA



       A importância do Departamento Infantil na Igreja


1º) A criança aprende numa linguagem própria.


Ex.: Para o adulto, o sermão vem: Davi meteu a mão no alforje,tomou uma pedra e com a funda a atirou e feriu o filisteu na testa, e ele caiu com o rosto em terra. (I Samuel 17:49)


E tem adulto que não entende, nunca viu alforje, nem funda, nem sabe de que lado é cair com o rosto em terra. Para a criança, faz-se o ato. Escolhe-se um para ser Davi, pega umsaco de pedra, toma uma pedra, pega um estilingue, atira uma pedra (de papel para não machucar), e escolhe-se um para ser gigante, que seja alto, que irá cair com o nariz no chão, prostrando-se ao Senhor. Não é mais simples? Até adultos entendem. 

 2º) Prepara-se obreiros para o hoje.



Crianças fazem parte da igreja de hoje e não de amanhã. Tem igrejas que crianças pregam, tem coral de crianças, teatro de crianças, crianças louvam e se apresentam. Crianças vão ao parque para  evangelizar mais crianças através de hinos que cantam. Jesus com 12 anos já estava pregando na sinagoga. E todos se
maravilhavam. (Lucas 2:42-52). E Jesus sendo Deus, era obediente  aos seus pais carnais, e desceu com eles para Nazaré. 



3º) Meio de evangelismo.

 A criança vai a igreja, gosta, fala para seus pais, seus pais vão para a  igreja para ver como é e ficam. Tem um pastor que eu conheço que a vizinha o levava para a igreja, no cultinho. Ele orava com a tia: Deus abençoa meus pais. Enquanto ele orava, ele descobriu que a mãe dele naquela hora queria se atirar da ponte, se matar. Quando ela tentava isto, veio a imagem dele, e ela não se atirou. Ele nesta hora intercedia por ela. A mãe veio para a igreja, depois os irmãos fizeram visitas na casa deles, o pai aceitou a Jesus, e hoje são obreiros do Senhor.



4º) Forma-se um fundamento sólido para toda a vida.

“Ensina o menino no caminho do Senhor, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6)

A criança que tem uma boa base espiritual, dificilmente se desvia dos caminhos do Senhor no futuro.  Aprende a orar, por agradecimento, por necessidade, por intercessão. Aprende os livros da bíblia, as histórias da bíblia, a doutrina bíblica e como pode ser aplicado em sua vida. (vê filmes com desenhos queensinam de maneira mais fácil, lê livros com figuras que facilitam o aprendizado). Aprende a louvar, a cantar. Tem estudos que as crianças crentes que freqüentam escolas dominicais saem melhor na escola em relação ao desempenho. Participam mais da aula, tem iniciativa, são mais inteligentes porque também foram mais estimuladas. Tem mais criatividade, porque também participam de aulas criativas. Sabem se comportar nos lugares, porque conhecem os limites, dados por seus professores da escola bíblica. Geralmente também tem pais crentes, que fornecem base educacional em seu lar. 


5º) Alto valor espiritual


A Bíblia diz ai daquele que escandalizar um de meus pequeninos.(Mateus 18:6) Pequeninos incluem também crianças. Daí o papel do testemunho da tia do cultinho. Este ai inclui ser preferível pegar uma pedra pesada, pendurar e amarrar no pescoço e se atirar no mar e de lá não sair do queescandalizar um pequenino. Uma criança escandalizada nunca mais quer saber de igreja. Associa a criatura que o escandalizou com o criador.

6º) Crianças têm que estar nas prioridades da igreja.

O que vemos é o oposto. Tem um piano velho, coloca-se na sala das crianças. Tem brinquedo quebrado, mesa quebrada, cadeiraquebrada, coloca na sala das crianças. Crianças não são lixo. Jesus muitas vezes considerou os pequeninos como prioridade. Os discípulos queriam expulsar os pequeninos, mas Jesus dizia: não impeçais de vir a mim, pois dos tais é o reino dos céus. (Mateus 19:14). Imagine a cara dos discípulos. Quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. (Marcos 10:15). Crianças na igreja servem como modelo para seguirmos. Crianças podem brigar, mas logo se esquecem, não guardam mágoa, já estão brincando novamente.
Conclusão:

Para participar do Departamento Infantil tem que ser especial. Não basta ser mulher, como muitos dizem. Tem muitos homens que trabalham no departamento infantil. Tem que ter muito amor, criatividade, “dar espaço” para os pequeninos se expressarem. Muitas vezes eles não têm este espaço em nenhum lugar. Em casa não são ouvidos, na escola, não são ouvidos. No departamento infantil muitos deles vão se abrir, contar seus problemas e buscar solução. (daí a importância da ética).


Mas é gratificante. Tem galardão.

Tânia Tomé
Fonte: www.ministerioapoio.org.br







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TEM MAIS... PODE OLHAR E COPIAR. MAS COLOCA O LINK, TÁ?

 
© Copyright 2009-Reneide Criações. All rights reserved